AUDITORIA AMBIENTAL

Auditorias Ambientais são ferramentas de Gestão Ambiental baseadas em processo sistemático e documentado de verificação, com o objetivo avaliar a situação ambiental de uma organização e verificar o atendimento aos requisitos Legais.

As Auditorias Ambientais devem ser realizadas por profissionais ou empresas independentes e especializadas.

A Auditoria Ambiental de Conformidade Legal trata-se do diagnóstico do Compliance de uma empresa, onde são verificados o atendimento à legislação ambiental pertinente e identificados aspectos e/ou situações ambientais que possam acarretar autuações, embargos e responsabilização de sócios e diretores, em casos extremos.

Através da Auditoria de Conformidade Legal é possível conhecer a fundo a Legislação Ambiental pertinente ao seu negócio, e consequentemente, realizar a análise crítica do desempenho ambiental de sua empresa e entender os riscos pelo não cumprimento da legislação.

A Auditoria de Conformidade Legal é realizada através das seguintes etapas:

  • Levantamento dos processos e atividades desenvolvidos;
  • Levantamento da Legislação Ambiental pertinente ao seu negócio;
  • Inspeção técnica das instalações;
  • Entrevistas com os responsáveis e colaboradores designados;
  • Solicitação da documentação ambiental pertinente;
  • Vistas de Processos nos órgãos públicos, caso pertinente; e
  • Elaboração de relatório técnico;

A Due Diligence Ambiental é uma forma de gestão proativa de riscos ambientais, ela se dá de forma voluntária e é uma ferramenta essencial de proteção contra passivos ambientais e redução de riscos a fim de evitar gastos e assunção de responsabilidades desnecessárias.

A Due Diligence Ambiental é o processo que avalia a conformidade legal de uma organização e/ou ativo com a regulamentação ambiental pertinente, verifica as condições ambientais atuais e pretéritas e determina os riscos ambientais associados a um negócio.

É comumente realizada em processos de fusão e aquisição de ativos e a pedido de incorporadoras, credores, advogados ou investidores que pretendam adquirir, vender ou refinanciar um ativo.

Ao executar a Due Diligence Ambiental, uma organização toma consciência dos aspectos ambientais históricos e os requisitos regulatórios inerentes ao seu negócio, permitindo que as medidas de gestão apropriadas sejam implementadas.

A Due Diligence Ambiental é um exercício técnico/legal que pode assumir várias formas e ser realizada através de vários métodos, mas o objetivo é sempre o mesmo: determinar a conformidade com a regulamentação ambiental e identificar possíveis passivos ambientais, tais como contaminação do solo e/ou águas subterrâneas.

Fale com um consultor

Saiba mais sobre como a Fibo Ambiental pode auxiliar no processo de Regularização Ambiental de sua empresa.